"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

As novas tecnologias são um verdadeiro dom para a humanidade

Foi divulgada esta manhã a mensagem do Papa Bento XVI para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado neste sábado, 24 de janeiro. O tema da mensagem é: "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade".Bento XVI enaltece o aparecimento de novas redes digitais que potenciam a "solidariedade humana, a paz e a justiça, os direitos humanos e o respeito pela vida e o bem da criação". Na Mensagem o Papa sublinha ainda que as novas tecnologias abriram "a estrada para o diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões. A nova arena digital, o chamado cyberspace, permite encontrar-se e conhecer os valores e as tradições alheias".
Bento XVI dirige-se às "gerações digitais", "que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação", e pede-lhes a tarefa da evangelização deste "continente digital".As vantagens são apontadas pelo Papa que as apelida de "verdadeiro dom para a humanidade". Nesse sentido, "devemos fazer com que as vantagens que oferecem sejam postas ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades, sobretudo de quem está necessitado e é vulnerável". Bento XVI afirma mesmo que os novos instrumentos da comunicação não podem ser limitados a quem "já é econômica e socialmente marginalizados" e não devem contribuir "para incrementar o desnível entre pobres e ricos".O Papa explica que as novas formas de comunicação correspondem ao desejo "mais profundo e natural do ser humano se relacionar, não se podendo compreender adequadamente só como resposta às inovações tecnológicas". "As novas tecnologias abriram também a estrada para o diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões". Contudo, o chamado cyberspace, "não pode banalizar o conceito e a experiência da amizade".Bento XVI alerta para o perigo de "ligação virtual se tornar obsessiva", e como consequência, "a pessoa isola-se, interrompendo a interacção social real". "Seria triste se o nosso desejo de sustentar e desenvolver on-line as amizades fosse realizado à custa da nossa disponibilidade para a família, para os vizinhos e para aqueles que encontramos na realidade do dia-a-dia, no lugar de trabalho, na escola, nos tempos livres".O Papa deixa um apelo aos que operam no sector da produção e difusão de conteúdos dos novos meios, "o continente digital", a que "se sintam obrigados ao respeito da dignidade e do valor da pessoa humana". A mensagem aponta ainda para o perigo que a adesão exclusiva às novas tecnologias digitais podem implicar para o homem e para o seu relacionamento social."Se as novas tecnologias devem servir o bem dos indivíduos e da sociedade, então aqueles que as usam devem evitar a partilha de palavras e imagens degradantes para o ser humano e, consequentemente, excluir aquilo que alimenta o ódio e a intolerância, envilece a beleza e a intimidade da sexualidade humana, explora os débeis e os inermes".
Fonte:Ecclesia.

Um comentário:

erick sávio disse...

Paz e Bem santa pessoa

seu blog já foi adicionado em nossa mais nova lista de blogs católicos, le informamos que a cada atualização seu blog irá estar sendo divulgado mais amplamente.

agora só le pedimos um favor santa pessoa, para nos ajudar a divulgar outros blogs e até mesmo o seu, pedimos que você coloque o link de nosso site em seu blog, assim com todos os membros do site colocando o link do site nos blogs iremos conseguir alcançar nossos objetivos que é de divulgar todos os blogs católicos da web. MUITISSIMO OBRIGADO POR VOCÊ TER ACEITADO PARTICIPAR DE NOSSO PROJETO.FICAREMOS MAIS FELIZES SE SOUBERMOS QUE NOSSA MISSÃO ESTA SENDO FEITA.

informamos também que nós estamos trabalhando no projeto de modernização de blogs, então se você desejar modernizar seu blog e deixa-lo com uma aparéncia mais bela e leve, você pode nos solicitar e nós faremos isso para você, e você irá escolher o modelo novo de seu blog a cor e outras alterações que você deseje fazer.

Mas isso só depende de você! venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!