"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Papa destaca encontro ecumênico, com acadêmicos e jovens

O Papa Bento XVI concluiu nesta segunda-feira, 28, sua viagem apostólica à República Tcheca. No discurso de despedida, no aeroporto de Praga, o Santo Padre agradeceu pela generosa hospitalidade durante sua breve permanência no país e recordou os diversos momentos de sua visita, fazendo questão de sublinhar, especialmente, o encontro ecumênico, o encontro com os acadêmicos e com os jovens.

“O encontro com as outras comunidades cristãs trouxe-me ao espírito a importância do diálogo ecumênico nesta terra que muito sofreu com as consequências da divisão religiosa nos tempos da Guerra dos Trinta Anos. Muito se fez já para cicatrizar as feridas do passado e têm-se dado passos decisivos no caminho da reconciliação e da verdadeira unidade em Cristo”, destacou.

E precisamente, "para consolidar mais ainda estes sólidos alicerces", prosseguiu Bento XVI, "a comunidade acadêmica tem um importante papel a desempenhar, através de uma busca da verdade, livre de qualquer compromisso. Foi com prazer que tive a oportunidade de me deter com representantes das universidades do país, exprimindo a minha estima pela nobre vocação a que dedicam a sua vida".

Finalmente, uma referência muito particular ao encontro com os jovens, por ocasião da Missa celebrada no dia de São Venceslau. "Foi com muito gosto que me encontrei com os jovens, para os encorajar a edificarem sobre o melhor das tradições desta nação, particularmente da sua herança cristã", disse o Papa.

E Bento XVI concluiu as suas palavras de despedida de Praga citando uma frase atribuída ao escritor Franz Kafka: "O que mantém a capacidade de ver a beleza nunca envelhece". "Se os nossos olhos permanecerem despertos para a beleza da Criação divina e os nossos espíritos para a sua verdade, temos então a esperança de permanecer jovens e de construir um mundo que reflita algo da beleza divina, inspirando as gerações futuras a fazerem outro tanto", concluiu o Papa.

O Papa encerrou seu discurso de despedida invocando o Menino Jesus de Praga, a fim de que continue inspirando e conduzindo o presidente Klaus e todas as famílias da nação tcheca. "Que Deus a todos vos abençoe!", concluiu.

Concluída a cerimônia, às 18h15 locais (13h15 do Brasil), o Airbus A319, com o Papa e comitiva a bordo, deixou o aeroporto de Praga com destino ao aeroporto romano Ciampino, onde deverá chegar por volta das 20h locais (15h do Brasil).

Em seguida, o Santo Padre prosseguirá de automóvel para a residência pontifícia de Castel Gandolfo, concluindo assim a sua 13º viagem apostólica internacional, que teve como lema "O amor de Cristo é a nossa força".

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!