"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Católicos e hindus a favor do desenvolvimento integral da pessoa humana

Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso publicou mensagem por ocasião da festa Diwali

O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso manifesta, numa carta dirigida a todos os hindus por ocasião da festa Diwali, o desejo de “cristãos e hindus trabalharem por um desenvolvimento integral da pessoa humana”.

A mensagem com o tema «Cristãos e Hindus: comprometidos no desenvolvimento integral da pessoa humana», publicada esta Sexta-feira, assinala o início da festa Diwali, a festa da luz, uma solenidade religiosa que dura cinco dias, com celebrações familiares e comunitárias.

As festas religiosas permitem “fortalecer a relação com Deus e com os outros”, exprime a mensagem assinada pelo Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.

“Espero que a festa da luz possa reforçar essa amizade”, continua. O Cardeal Tauran afirma que para um desenvolvimento integral é necessário ter consciência “do bem para cada pessoa, comunidade e sociedade, em todas as dimensões da sua vida, seja ela social, económica, política, intelectual, emocional, espiritual e religiosa”.

O Cardeal afirma que este desenvolvimento apenas pode ser alcançado através do “reconhecimento de uma responsabilidade partilhada, através de um sério compromisso de cooperação, que advém da nossa condição humana e de pertença à família humana”, assinala.

No processo de desenvolvimento integral, a protecção da vida humana e o respeito pela dignidade dos direitos fundamentais da pessoa “é responsabilidade de todos, individualmente e colectivamente”. “Respeitar os outros implica o respeito pela liberdade de consciência, de pensamentos e religião”.

O Cardeal Tauran afirma que só quando as pessoas se sentirem respeitadas nas suas escolhas fundamentais, podem ir ao encontro dos outro e cooperar no progresso da humanidade. Este caminho, indica, “cria uma ordem social mais pacífica e contribuiu para o desenvolvimento”.

Desenvolvimento, liberdade e paz são “complementares e indissociáveis”, assinala ainda a mensagem.

O Cardeal exprime o desejo de união, construído entre “pessoas de boa vontade” para alcançar “harmonia religiosa e um desenvolvimento integral de todos”.

“Que a festa Diwali possa ser uma ocasião de trabalho conjunto e um tempo de verdadeira liberdade para todos e para o desenvolvimento integral de todos”, finaliza.

Fonte: Ecclesia

Nenhum comentário:

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!