"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dom Cláudio Hummes fala sobre a Eucaristia na vida da Igreja

O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, presidiu na manhã desta sexta-feira, 9, a Missa da 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), em Itaici (SP). Durante a homilia, Dom Cláudio meditou com os catequistas sobre a Eucaristia na vida da Igreja. A catequese é acompanhada pela Congregação da qual o cardeal é prefeito, em Roma.

"A mesa do Pão Eucarístico é memória de Cristo, morto e ressuscitado, o pastor que dá a vida por suas ovelhas. Nesta mesa não há diferença entre ricos e pobres, pecadores e santos. Aqui se manifesta a nova sociedade que queremos, mais justa e mais solidária com os pobres", disse o cardeal.



Dom Cláudio lembrou que a Missa reúne toda a Igreja, não importa o número dos que participam da Celebração. "A Eucaristia sempre tem a ver com toda a Igreja. É toda a humanidade que está presente. Ela tem uma dimensão cósmica", ressaltou.



O cardeal disse, ainda, que a catequese deve conduzir as pessoas para a mesa da Eucaristia. "Somos discípulos e missionários ao redor desta mesa. Na Eucaristia devemos fazer o caminho de Emaús onde Jesus Ressuscitado se fez presente para uma Igreja cansada e pouco encorajada".



Dom Cláudio passa a manhã com os catequistas e profere uma palestra cujo tema é "discípulos missionários hoje".


Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!