"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Papa viaja para Malta em abril: saiba mais sobre a Igreja no país

Bento XVI visitará um dos menores países europeus em meados de abril, entre os dias 17 e 18.

A República de Malta, que fica ao Sul da Itália, é composta por um arquipélago formado por cinco ilhas: Malta, Gozo, Comino, Cominotto e Filfla (as duas últimas são ilhotas desabitadas).

O motivo da visita é o 1950º aniversário de naufrágio de São Paulo. A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou alguns dados estatísticos sobre a Igreja Católica no país, referentes a 31 de dezembro de 2008.

População e estrutura eclesiástica
Com uma população aproximada de 443 mil pessoas, cerca de 418 mil são católicas - taxa de 94,4% da população. Há 85 paróquias e duas circunscrições eclesiásticas (divisões territoriais e administrativas da Igreja).

Pessoas engajadas na atividade de apostolado
Até o final do ano passado, havia nove bispos, 453 sacerdotes diocesanos e 400 sacerdotes religiosos, bem como 61 religiosos não sacerdotes, 1.082 religiosos professos, 43 membros leigos de Institutos Seculares e 1.231 catequistas.

Indicadores de cuidado pastoral
Há uma média de 490 católicos por sacerdote, 10 sacerdotes para cada centro pastoral e 26,3 sacerdotes por cada 100 pessoas engajadas na atividade de apostolado.

Vocações sacerdotais
São 269 seminaristas menores e 91 maiores, uma média de 20,56 maiores para cada 100 mil habitantes e 21,78 maiores para cada 100 mil católicos, bem como 10,67 maiores para cada 100 sacerdotes.

Centros de instrução de propriedade ou direito eclesiástico/religioso
Há 80 escolas, incluindo primárias (com 9.024 estudantes), secundárias (8.046 estudantes) e de nível superior (716 estudantes).

Centros caritativos e sociais de propriedade ou direito eclesiástico/religioso
As casas de acolhida para anciãos, inválidos e menores são 24, os orfanatos e berçários são 26. Os concultórios para famílias e outros centros para a proteção da vida somam nove instituições, enquanto os centros especiais de educação ou re-educação social são 24. As outras instituições desse segmento são quatro.


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!