"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CARDEAL BERTONE ENCONTRA PRESIDENTE CHILENO

Santiago, 08 abr (RV) - “Expressei ao Presidente Sebastián Piñera a satisfação do Santo Padre pelos corajosos passos de unidade dados por todos os setores da sociedade chilena para superar juntos as conseqüências do terremoto e maremoto”: Foi o que disse ontem o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone – em visita ao Chile - na conclusão de seu encontro com o presidente chileno, - que assumiu o governo recentemente -, com o qual conversou por mais de uma hora em companhia do Núncio Apostólico, Dom Giuseppe Pinto, do Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz e do Bispo de Rancagua e Presidente do Episcopado chileno, Dom Alejandro Goic.

Por sua vez o Presidente Piñera expressou gratidão ao Papa e à Igreja chilena, em particular à Caritas, que desde o primeiro momento da tragédia encontra-se na linha de frente para levar ajuda e socorro às milhares de pessoas necessitadas de tudo.

O Cardeal Bertone destacou que a Caritas continuará com seu trabalho de apoio não somente material “mas também de escuta e oração”, e depois agradeceu o interesse das autoridades pelos graves danos que sofreram centenas de igrejas, capelas e estruturas eclesiásticas como escolas, oratório, refeitórios e consultórios. Observando que a sua visita se insere no âmbito do bicentenário da independência, o Cardeal Bertone explicou: “Sem dúvida será uma oportunidade importante para evidenciar os valores fundamentais deste país e da sua gente. Muitos desses valores se reafirmaram neste período de sofrimento e de dor. O que é próprio da identidade chilena, e que o Cardeal Raúl Silva Henríquez chamava “a alma do Chile”, será o fundamento das celebrações da independência e conclama a renovar o compromisso de tornar essa nação uma terra cada vez mais justa, fraterna e solidária”, disse o Cardeal.

Compartilhando plenamente a afirmação dos bispos chilenos, que recentemente reafirmaram que “o melhor presente que a Igreja hoje pode fazer ao Chile é Jesus Cristo e o seu Evangelho”, o Secretário de Estado recordou que se trata “certamente do nosso maior tesouro, pois a vida que Ele nos oferece é um caminho seguro para conseguir, como sociedade, dias melhores para as gerações futuras”.

Falando do convite do Presidente a Bento XVI para que visite o Chile, o Cardeal Bertone afirmou que não podia ser programada para antes de 2012 e que irá conversar com o Pontífice. Depois o Secretário de Estado se transferiu para a cidade de Punta Arenas, a mais austral do continente, capital de uma região envolvida no passado na controvérsia com a Argentina e que se resolveu coma mediação de João Paulo II e com assinatura do Tratado de Cooperação e Amizade. Na cerimônia de boas-vindas, o Bispo da cidade, Dom Bernardo Bastres, recordou além da mediação pontifícia a visita do Papa Wojtyla no dia 4 de abril de 1987.

O Cardeal Bertone, recordando a importância da centenária presença dos salesianos, os primeiros evangelizadores da região nas pegadas de uma profecia de Don Bosco, quis falar sobretudo do “dom da paz entre os dois povos, que o Papa apóia com a oração”. Enfim, após o encontro com os jovens na Escola Maria Auxiliadora, o Secretário de Estado retornou a Santiago onde hoje às 19 horas locais presidirá a Santa Missa. (SP)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!