"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

quarta-feira, 26 de maio de 2010

PAPA BENTO XVI PEDE PARA FIÉIS REZAREM POR ELE

CIDADE DO VATICANO, 26 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI pediu hoje para todos os católicos rezarem para que ele saiba governar a Igreja Católica e cuidar da comunidade de fiéis, ao discursar durante a audiência geral desta quarta-feira no Vaticano.

Falando sobre hierarquia, o Pontífice afirmou que "o Papa também não pode fazer o que quer, porque é guardião da obediência a Cristo e da sua palavra" e solicitou "rezem para o Papa, para que ele saiba cuidar da comunidade de fiéis inteira, inclusive dos que estão no pecado", afirmou o Pontífice.

Atualmente Igreja Católica enfrenta uma série de denúncias de crimes de pedofilia, que teriam sido cometidos por religiosos em instituições e dioceses de vários países, como Irlanda, Reino Unido, França, Suíça, África do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, México, entre outros. Especialistas acreditam que esta pode ser uma das piores crises no interior da Igreja.

Bento XVI, em algumas ocasiões, lamentou os possíveis abusos e ressaltou como eles prejudicam a imagem e a função da Igreja Católica.

Em sua catequese de hoje, o Papa explicou que 'hierarquia não quer dizer 'sacro domínio', mas 'sacra origem'. Não vem de nós, mas do alto. É o sacramento sacerdotal que coloca a pessoa no mistério de Cristo, e somente enquanto servo de Cristo pode governar".

"Em relação ao termo 'hierarquia', na opinião pública prevalece a interpretação jurídica, sendo que, para muitos, a hierarquia é contrária à flexibilidade e ao Evangelho. Mas isso é um conceito errado de hierarquia devido também aos abusos de poder e carreirismo. É uma interpretação errada originária nos abusos da história", comentou.

De acordo com o Pontífice, autoridade e hierarquia são fundamentais na Igreja e erra quem pensa que estes valores contrariam uma Igreja pastoral e comunitária.

"A hierarquia implica uma tripla ligação: Cristo, os outros membros da Igreja e os fiéis. Então, comunhão e hierarquia são uma coisa só", defendeu, explicando que certas pessoas escondem os abusos de poder praticados no passado, assim como uma certa identificação com a "autoridade" e os regimes totalitários do século passado.

"Na verdade, aqueles regimes agiam prescindindo de Deus, enquanto a autoridade da Igreja deriva de Cristo e é um serviço", destacou o Papa. (ANSA)

Nenhum comentário:

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!