"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

POR QUE A IGREJA CATÓLICA USA TAMBÉM A CRUZ INVERTIDA? (CRUZ DE SÃO PEDRO)


A cruz invertida, também conhecida como a cruz de São Pedro, tem sido vista como um símbolo satânico por grupos fundamentalistas evangélicos, mas o seu uso por seitas satânicas é tardio. Historicamente, tem sido usada pelo clero romano como um símbolo de humildade, já que na tradição católica Pedro teria se recusado a ser crucificado como Cristo e pedido para ser martirizado de cabeça para baixo (1).

Acusar o papa de usar um símbolo satânico é um anacronismo gritante que revela a ignorância em relação à história da igreja.

Nota:
(1) Há várias referências a esse episódio em documentos dos primeiros séculos. Podemos destacar dois: “Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo” (Orígenes, Com. in Genes. 3). “Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo” (Eusébio de Cesaréia, História Eclesiástica 3,1).

Fontes:
symboldictionary.net
CESARÉIA, Eusébio de. História Eclesiástica. Tradução de Wolfgang Fischer. São Paulo: Novo Século, 2002.
COMBY, Jean. Para leer la historia de la iglesia - De los orígenes al siglo XV. Estella: Verbo Divino, 1993.
numinosumteologia.blogspot.com.

Um comentário:

Flávio Alves disse...

Prezado amigo,

concordo com sua colocação e com o conteúdo deste post. Entretanto, infelizmente os satanistas modernos têm utilizado símbolos outrora cristãos ou judaicos, (como exemplo a estrela de Davi), para representar suas crenças. Isto é inegável, assim como também é inegável que para o catolicismo, a cruz invertida se refere à morte martirizada do Apóstolo Pedro.
Não podemos desprezar nenhuma das partes, visto que um mesmo símbolo possui vários significados para várias culturas e(ou) religiões.

Foi um prazer conhecer seu blog.

Pr. Flávio Alves

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!