"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

sábado, 5 de março de 2011

Igreja Católica se prepara para enfrentar grandes mudanças da sociedade

Bispos católicos de todo o mundo se preparam para debater as grandes mudanças e "desafios" da sociedade contemporânea no Sínodo, convocado para outubro de 2012, pelo Papa Bento XVI, segundo documento divulgado nesta sexta-feira pelo Vaticano.

O tema do terceiro sínodo de bispos do pontificado de Bento XVI tem como tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", segundo o secretário-geral Nikola Eterovic.

Em entrevista à imprensa, ele explicou que entre os desafios a serem enfrentados pela Igreja estão "a secularização", a cultura da "aparência", do "efêmero", o "egocentrismo", assim como uma mentalidade "hedonista e consumista".

O documento adverte sobre a necessidade de entender a globalização e suas repercussões, desde a "mescla de culturas" pelo fenômeno migratório, que "nossas sociedades não conheciam há séculos", até o peso dos meios de comunicação: "não há lugar no mundo que não possa ser alcançado hoje", destaca o documento.

"Os meios de comunicação, que hoje oferecem enormes possibilidades, representam um dos grandes desafios para a Igreja", sustenta.

O texto também considera necessário que a Igreja reconheça os próprios erros e aborde os escândalos que viveu nos últimos tempos, em alusão a casos denunciados de pedofilia de religiosos. Convida, ao mesmo tempo, a oferecer uma visão "otimista" do futuro, "com esperança, sem lágrimas de desespero".

Os religiosos vão se reunir no Vaticano durante três semanas, de 7 a 28 de outubro de 2012.

Segundo o documento preparatório, chamado "lineamenta", para enfrentar as "grandes mudanças de ordem social, cultural e religiosa" no mundo, a Igreja Católica considera necessário realizar "uma nova evangelização".

Um questionário, com 71 perguntas, será enviado a todas as conferências episcopais, através dos qual será preparado um informe interno para debate.

O sínodo é instância consultiva criada em 1965 para favorecer o intercâmbio entre religiosos e assistir o Sumo Pontífice em sua tarefa de governar a Igreja Católica.



Fonte: AFP

Um comentário:

Edvaldo Betioli Filho disse...

Sábio tema este proposto pelo Papa Bento XVI. A Igreja não pode permanecer à margem de toda a globalização. É preciso saber ler os sinais dos tempos e em qualquer época lutar para que Cristo reine!
Vida longa ao Papa e santidade à Igreja!!

In Xto, Maria et Pallotti,

Fr. Edvaldo Betioli Filho, SAC

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!