"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PADRE HERGESSE RENUNCIA AO CARGO DE BISPO AUXILIAR

PADRE HERGESSE RENUNCIA AO CARGO DE BISPO AUXILIAR


O Pe José Aparecido Hergesse – da Ordem dos Teatinos, que havia sido nomeado recentemente pelo Papa Bento XVI, Bispo Auxiliar de Vitória – Espírito Santo, apresentou Ofício á Santa Sé renunciando ao Cargo para o qual havia sido nomeado.



Padre

Hergesse a

legou problemas de ordem Familiar, onde a enfermidade de sua Mãe, vítima de um AVC é a causa principal. Leiam na íntegra o Comunicado Oficial do Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, e o do Pe Hergesse, datado de 30 de maio. onde justifica a sua renúncia e pede a compreensão de todos em respeito á sua dor. A expec

tativa pela Celebração onde ele seria Ordenado Bispo era muito grande, entretanto, o Arcebispo Dom Eduardo conclama todos a respeitarem a decisão e a rezarem pelo Pe Hergesse e pela Senhora sua Mãe.


C O M U N I C A D O

As Arquidioceses de Vitória do Espírito Santo – ES e de Sorocaba – SP receberam a carta de Dom José Aparecido Hergesse com a qual, por razões familiares e pessoais, ele comunica ter apresentado a renúncia ao Ofício de Bispo Auxiliar de Vitória do Espírito Santo – ES.

Compreendendo que a opção do Revmo. Pe. José Aparecido é fruto de profunda e difícil reflexão, sofrida, mas para ele necessária, comunicam que a Ordenação Episcopal, prevista para o próximo dia 25 de junho, no Santuário São Judas Tadeu em Sorocaba, foi cancelada.

Respeitando a decisão do Revmo. Pe. Hergesse, confirmamos-lhe nossa estima e proximidade na oração, certos de que, com a graça do Senhor, poderá continuar a servir a Igreja, permanecendo próximo aos que lhe são caros e que, como ele próprio afirma, Deus, na sua Providência, saberá tirar proveito de tudo isso!”, para ele e para nossas Igrejas locais.

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

Arcebispo de Sorocaba

Comunicado do Pe, Hergesse

Irmãos e irmãs

Saude e Paz!

Diante do atual quadro de saúde em que a minha mãe se encontra, com um primeiro AVC ocorrido no dia 16 de maio, poucos dias após a minha nomeação, e aguardando hoje a possível confirmação de um segundo, e considerando a necessidade pessoal que sinto, como filho, de estar mais por perto, e outras dificuldades familiares decorrentes, inclusive financeiras; como também a constatação de que não poderia desse modo exercer meu ministério episcopal com a disponibilidade exigida, com a compreensão, ajuda e sofrimento de Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo Metropolitano de Vitoria, ES, que se mostrou em todos esses momentos um verdadeiro Pai, tomei uma decisão muito difícil, sofrida, que dependia única e exclusivamente de mim, mas que acredito fosse necessária.

Eu não estava conseguindo administrar essa realidade. Essas questões, na verdade, quem sabe simples para alguns, para mim estavam me tirando a serenidade interior, prejudicando minha vida espiritual e pastoral e apresentando riscos à minha saúde.

Por isso avaliando a situação da minha família, as perspectivas para o tratamento de minha mãe que se apresentam e o modo como me sinto envolvido em tudo isso, e também tendo consultado o Núncio Apostólico, no Brasil, Dom Lourenço Baldisseri, achei por bem apresentar de forma definitiva ao Santo Padre, o Papa Bento XVI a minha renuncia ao episcopado, para poder ficar mais perto e ajudando minha mãe viúva, com 76 anos de idade, nessa etapa de sua vida, com uma doença, como todos sabem, que exige sempre cuidados especiais.

Assim sendo, a Ordenação, em Sorocaba, SP, foi cancelada.

Deus, na sua Providencia, saberá tirar proveito de tudo isso! Agradeço a todos pela atenção, pelo carinho e pelas orações! Peço, apenas, que, se não conseguirem compreender e aceitar essa minha atitude, pelo menos respeitem a minha decisão, a minha dor e rezem por mim!

Com respeito e gratidão!

Pe. José Aparecido Hergesse, CR

Santa Casa de Misericórdia de Avaré, 30 de maio de 2011

Fonte: pascom-arquidiocesana--equipe-de-redacao-notcia-de-ltima-hora

2 comentários:

Luciano disse...

Tive muitas formações com esse Padre. Um grande estudioso da Palavra de Deus. Que Deus esteja com o Sr.

Luciano disse...

Tive o privilégio de ter algumas formações com esse Padre na Diocese de Itapeva. Ele é um grande estudioso da Palavra. Que Deus esteja contigo nessa luta Padre Hergesse

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!