"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conheça os Cardeais eleitores brasileiros

Um cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica, que assiste o Papa em diversas competências. Os cardeais, agrupados no Colégio dos Cardeais, são também chamados de purpurados, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentaria. Eles são considerados, na diplomacia, como "príncipes da Igreja". A etimologia do termo cardeal encontra-se no latim cardo/cardinis, em português gonzo ou eixo, algo que gira, neste caso em torno do Papa. Vamos conhecer um pouco dos Cardeais eleitores de nosso país:
Eusébio Oscar Cardeal Scheid, SCJ


É Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o título de Cardeal-presbítero de São Bonifácio e Santo Aleixo. Em 8 de dezembro de 2012 completa 80 anos, perdendo o direito a voto em um possível conclave.
Geraldo Majella Cardeal Agnelo
É Arcebispo-emérito da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com o título de Cardeal-presbítero de S. Gregório Magno alla Magliana Nuova. Em 19 de outubro de 2013 completa 80 anos, perdendo o direito de voto em um possível conclave.

Claudio Cardeal Hummes
É Prefeito emérito da Congregação para o Clero e Presidente do Conselho Internacional de Catequese, com o título de Cardeal-presbítero de Santo Antônio de Pádua na Via Merulana. Em 8 de agosto de 2014 completa 80 anos, perdendo o direito de voto em um possível conclave.


 Raymundo Damaceno Cardeal Assis
É Arcebispo Metropolitano de Aparecida e Presidente da CNBB, com o título de Cardeal-presbítero da Imaculada em Tiburtino. Em 15 de fevereiro de 2017, completa 80 anos, perdendo o direito de voto em um possível conclave.

 João Cardeal Braz de Aviz
 
É Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, com o título de Cardeal-diácono de Santa Helena fora da Porta Prenestina. Em 24 de abril de 2027, completa 80 anos, perdendo o direito de voto em um possível conclave.

Odilo Pedro Cardeal Scherer
 
É Arcebispo de São Paulo, com o título de Cardeal-presbítero de Santo André no Quirinal. Em 21 de setembro de 2029, completa 80 anos, perdendo o direito de voto em um possível conclave.

Pesquisa: Cesar da Rocha Pires.
Fotos/informações: da Interner.

Nenhum comentário:

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!