"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Consistório 2012: As três classes de cardeais



CARD. JOSE SARAIVA MARTINS
Os cardeais são os mais próximos colaboradores do papa. Vestidos de vermelho e o barrete pode parecer que todos são iguais, mas não, porque, se distinguem tem rês categorias de príncipes da Igreja.

CARD. JOSE SARAIVA MARTINS
Prefeito  Emérito da Congregação para as Causas dos Santos:

"Os cardeais são divididos em três grupos. O primeiro são os cardeais bispos, que são apenas seis. Os cardeais  presbiteros são o segundo grupo, e o terceiro são os cardeais diáconos".

De acordo com a lei canônica para ser um cardeal deve ser bispo, de modo que todos os cardeais são bispos. No entanto, há apenas seis em  Cardeais bispos da categoria.

Isto pode parecer complicado, porém, é mais fácil quando explicar um cardeal  bispo, como José Saraiva Martins.

CARD. JOSE SARAIVA MARTINS
Prefeito Emérito da Congregação, para as Causas dos Santos:

"Os cardeais bispos são apenas seis e têm sua igreja titular não em Roma. São as igrejas fundadas por São Pedro, em Roma, assim chamados 'suburbicária'".

Há sete igrejas suburbicária mas apenas seis cardeais bispos para ocupar, pois  o Decano do Colégio dos Cardeais, cargo que agora ocupa Angelo Sodano, é o título de duas delas.

Os cardeais presbiteros são a cargo das dioceses do mundo, enquanto os cardeais diáconos trabalham na Cúria Romana.

Embora essas categorias ou divisões, o trabalho que eles fazem é muito semelhante, assim diz o Cardeal Saraiva Martins.

CARD. JOSE SARAIVA MARTINS:

"Precisamente este é o mais bonito, servir a Igreja servir o Papa, sucessor de Pedro."Uma honra e um reconhecimento de que implica o sacrifício de servir a Igreja onde o Papa vai precisar, mesmo à custa de sua vida, se necessário.

Fonte: RomeReports.com
Tradução: Cesar da Rocha Pires

Nenhum comentário:

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!