"Por isso, digo-vos: não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja! Sede orgulhosos do amor a Pedro e à Igreja que lhe foi confiada. Não vos deixeis enganar por aqueles que desejam opor Cristo à Igreja! Só existe um rochedo sobre o qual vale a pena construir a própria casa. Esta rocha é Cristo. Só há uma pedra sobre a qual vale a pena fundamentar tudo. Esta pedra é aquele a quem Cristo disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' (Mt 16, 18)".

Papa Bento XVI.
Discurso durante o encontro com os jovens no parque de Błonia. Cracóvia, 27 de Maio de 2006.

Visite nosso canal no YouTube!

Visite nosso canal no YouTube!
Clique na imagem

sábado, 20 de dezembro de 2014

PAPA NOMEIA CARDEAL JEAN-LOUIS TAURAN NOVO CAMERLENGO


Cardeal Jean-Louis Tauran
O Santo Padre nomeou neste sábado como Camerlengo da Santa Romana Igreja o Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e Vice-Camerlengo Dom Giampiero Gloder, Arcebispo Titular de Telde, Núncio Apostólico e Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica.

Até então, o Camerlengo era o Cardeal Tarcisio Bertone, que ao completar 80 anos no início de dezembro, perdeu automaticamente o encargo.

A maior atribuição do Cardeal Camerlengo é a determinação formal da morte do Papa. Após o Papa ser declarado morto, o Camerlengo remove o Anel do Pescador do seu dedo e o corta com uma grande tesoura na presença dos demais Cardeais, e também destrói a face do selo do Papa com o Martelo de Prata. Esse ato simboliza o fim da autoridade do último Papa. O Camerlengo notifica então os oficias apropriados da Cúria Romana e o Decano do Colégio dos Cardeais. Depois, ele começa os preparativos para o conclave e o funeral do Papa.

Até que o sucessor do Papa seja escolhido, o Cardeal Camerlengo serve como o Chefe de Estado ‘interino’ do Vaticano. Ele não é, entretanto, responsável pelo governo da Igreja Católica durante a sede vacante, não podendo realizar ações próprias do Sucessor de Pedro, como por exemplo, escrever encíclicas, criar ou unir dioceses, nomear bispos, entre outras atribuições.

A Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis colocou a tarefa de governar a Igreja, durante a Tempe sede vacante, na mão do Colégio dos Cardeais - apesar desse poder de governo ser extremamente restrito, possibilitando apenas que a Igreja continue operando e realizando funções básicas, sem poder tomar decisões ou compromissos que são normalmente delegados apenas ao Papa.

Habemus Papam do ano de 2013
Foi o Cardeal Tauran, que como Proto-diácono, anunciou ao mundo do balcão central da Basílica de São Pedro, em 13 de março de 2013, a eleição do Papa Francisco, com a fórmula do "Habemus Papam!".

Fonte: Rádio Vaticano.

Nenhum comentário:

Página no facebook

Página no facebook
Curta nossa página no facebook, clique na imagem acima!